Notícias
  22/03/2021 às 11h45

As Fantasias da Nicolás


8
0
As Fantasias da Nicolás

Existem produções que realmente sabem como tocar o seu espectador! Seja através das atuações, das boas histórias ou de sua trilha sonora, e com as animações nos últimos anos, nada disso é diferente. Por isso cada vez mais encontramos narrativas capazes de conquistar todos os públicos, com suas lições, personagens memoráveis e um visual de encher os olhos. Principalmente, quando de uma maneira muito simples e conseguem representam àqueles que precisam ter suas histórias contadas.

Por isso, em 'As Fantasias de Nicolás', animação que chegou ao Disney+, encontramos todos esses elementos na história de um menino com síndrome de Down, mas que possui uma capacidade incrível de criar mundos, viver aventuras e conquistar quem está a sua volta com bondade, carinho e amor. E consequentemente, o público também.

Nicolás é um menino que desde pequeno ouviu muitas histórias de sua mãe! E para cada uma dessas histórias, ela lhe fazia fantasias, justamente para que pudesse entrar dentro de cada aventura. Porém, após uma mudança drástica, Nicolás passa a viver com seus avós e o primo Davi, mas quando uma ameaça das histórias do pequeno passa a ganhar a vida, cabe a ele, junto dos personagens dos contos que ouviu, enfrentarem esse mal! 

Quem comada produção baseada no livro "Pablo y el baúl", de Jaime Mijares, é de Eduardo Rivero. E o diretor não economiza na fantasia, literalmente, do início ao fim, e nas referências. Vamos de Hayao Miyazaki à Gravity Falls, passando por James Cameron. Tudo isso se torna um acréscimo interessante na forma de contar essa história. Até mesmo a escolha do traço da animação gera a liberdade necessária para que tudo ganhe vida em tela.

Usando um desenho mais cartunesco, mesclado entre 2D e 3D, a produção se faz exímia em sua parte técnica que vai desde o design das criaturas, dos personagens principais aos ambientes que vamos conhecendo ao longo do filme. Cada um cheio de detalhes, colorido e elementos fantásticos que irão chamar atenção de todos. Isso faz com que o mundo onde Nicolás têm suas aventuras se tornam amplo, com uma mitologia própria e até mesmo profunda. Algo que poderia ser facilmente descartado na construção narrativa, mas que é fundamental para o desenvolvimento do protagonista.

Falando no protagonista, Nicolás recebe a voz de Fran Fernández, um rapazinho que assim como seu personagem, possui síndrome de Down, e isso faz com que os diálogos, a interação e o todo sentimento transmitido ao longo da produção sejam ainda mais fortes e profundos. Isso é perceptível desde o momento em que ele agradece os atos de gentileza, até quando precisa se impor diante de uma situação complicada. Ou seja, um ótimo trabalho de direção alinhado a escolha perfeita que representa muitos fora das telas! 

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Em sua sequência inicial já compreendemos que este não é filme preso a questão da síndrome de Down, mas sim, mostra a capacidade de um menino em trazer para sua vida, a criatividade e imaginação como ferramentas para superar obstáculos que irão surgir no dia a dia. Seja através de colegas da escola, de familiares que não o entendem e até mesmo com os próprios medos que possui. E ao colocar tais pontos em uma metáfora sobre pesadelos, a narrativa se torna uma lição a ser aprendida por todos.

Quando vamos nos aprofundando no texto de 'As Fantasias de Nicolás', entendemos que o fato do reino de suas histórias apenas ignorar a existência de pesadelos para que se sintam bem é justamente uma alegoria do quanto às vezes deixamos de enfrentar certos pontos na vida por medo, covardia ou porque é mais fácil fingir que não existem.

De igual modo, os personagens próximos a Nicolás também vão entendendo isso e assim suas jornadas passam a fazer sentido quando os problemas são encarados de frente, algo que o protagonista demonstra desde o começo de sua ida para o mundo mágico. Tornando cada momento do pequeno um novo aprendizado mesclado a uma fantasia digna dos maiores heróis já vistos! 

'As Fantasias de Nicolás' é uma animação simples, cativante e bela tanto em seu aspecto técnico, quanto na construção da narrativa do personagem principal. Nicolás se torna um exemplo de coragem, amor ao próximo e empatia do começo ao final do filme. Nos apresentando então, uma daquela produções que inspiram a querer saber mais, ensinar e aprender com cada ponto que a história aborda de maneira fantástica.

Deste modo, não apenas em seu traço ou no colorido, mas a escolha de um protagonista que compartilha da mesma síndrome de Nicolás torna tudo ainda mais carregado de emoção e talento, e certamente fazendo com que o espectador derrame algumas lágrimas ao final. Como todo e qualquer desenho que feito para crianças, porém que arrebata o público adulto!

Assim, Nicolás não apenas nos encanta com seu carisma, mas nos faz entender que no caminho com os melhores sonhos, os pesadelos se fazem necessários para aprendermos a ter valentia, carinho e dedicação ao próximo. E nunca estivemos tão carentes desses três pontos como atualmente!

As Fantasias de Nicolás está disponível no Disney+.

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

96
12

Amigos da Super