Notícias
  03/10/2019 às 12h09

Alunos e professores da Ufes fazem paralisação em protesto contra bloqueio de verbas


0
0
Alunos e professores da Ufes fazem paralisação em protesto contra bloqueio de verbas

Alunos, professores e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) paralisaram parcialmente as atividades no campi de Goiabeiras, em Vitória. Eles explicaram que aderiram a um movimento nacional, de greve de 48 horas. Os alunos estão sem aulas desde esta quarta-feira (2).

O grupo diz que a mobilização é contra os bloqueios de verbas que o governo federal vem fazendo na educação.

"Nacionalmente, nós deflagramos uma greve de 48 horas, uma greve da educação em defesa das universidades e das escolas técnicas", explicou o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal do Espírito Santo (Sintufes), Wellington Pereira.

Os manifestantes fecharam os portões que dá acesso ao estacionamento do local para impedir que veículos transitem. Faixas com os dizeres "luto pela educação" foram colocadas, avisando sobre o protesto.

Os alunos que participam do movimento se dizem preocupados, principalmente, com as bolsas direcionadas a projetos de pesquisa.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

"Eu vejo pessoas da minha turma deixando a universidade porque não têm mais o dinheiro da bolsa", explicou a estudante do curso de geografia, Beatriz Moreira.

Ao longo do dia acontecem palestras e atividades em uma tenda montada próximo ao portão principal do campi. A programação é realizada tanto por professores, quanto por estudantes.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) declarou que manifestações acontecem simultaneamente em diversas universidades do país. A previsão é de que o campus volte a funcionar normalmente nesta sexta-feira (4).

Ufes
A administração Central da Ufes informou que respeita o direito de manifestação dos servidores técnicos e docentes. Por nota, também informou que o término da paralisação está previsto para esta quinta.

Por G1 ES

Link da matéria original:
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2019/10/03/alunos-e-professores-da-ufes-fazem-paralisacao-em-protesto-contra-bloqueio-de-verbas.ghtml

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

135
17

Amigos da Super