Se olharmos para os catálogos de streaming existem inúmeras tramas adolescente que extrapolam o que é convencional para contar histórias que muitas vezes não condizem com essa etapa da vida.
Não que as narrativas sejam ruins, pelo contrário, ganham mérito por demonstrar a falta de limite que a juventude apresenta diversas vezes, porém quando surgem produções que tocam em pontos importantes sem a necessidade de absurdos, encontram também espaço com um público que espera por essas histórias também!
A caminho do verão (Along for the ride), garantiu seu lugar no Top 10 entre filmes e séries mais assistidos durante a semana na plataforma de Streaming Netflix.
O romance da escritora Sarah Dessen e direção de Sofia Alvarez aborda de forma leve e cativante a rotina de um grupo de adolescentes, recém-formados do ensino médio aproveitando as férias de verão antes de iniciar a faculdade, em uma cidade litorânea fictícia nomeada como Colby.
A produção de Bryan Unkeless e Eric Newman, nos trazem o clichê convencional do drama adolescente sem perder a essência do bom humor.
A atriz Emma Pasarow interpreta a personagem Auden West, uma jovem adolescente em conflito com as suas relações familiares e interpessoais. Na busca incessante por histórias inovadoras, West opta por aproveitar suas férias na casa de verão do seu pai Robert (Dermot Mulroney).
+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.
Em seu eu mais íntimo, a jovem West crê que este período com seu pai proporcionará uma maior aproximação e conexão, entretanto, essa expectativa é quebrada no primeiro contato, o desinteresse e indiferença com a sua presença toma conta do ambiente, e observando o arredor compreende que não se trata de um fator isolado, ele corre com a atual esposa do seu pai e seu filho recém-nascido, em que se abdicou de responsabilidades.
Explorando a cidade litorânea Auden West adquire um trabalho em uma loja e pela primeira vez estabelece laços de amizades considerando-se pertencente aquele grupo. Embora a atriz principal demonstre desenvoltura na interpretação do seu personagem, torna-se válido destacar a atuação cativante e animada de Laura Kariuki como Maggie, sua amiga.
A caracterização e personalidade atribuídas a esta coadjuvante, a cada aparição de cena, transmite ao telespectador a sensação de leveza e espontaneidade dos pequenos prazeres juvenis. Genevieve Hannelius como Leah, Samia Finnerty como Esther, acompanham também a jovem West nesta trajetória.
O destino de West é modificado após o encontro inusitado com Eli (Belmont Cameli) um jovem ciclista, introvertido e intrigante. Envolvida pelo mistério, a jovem se aproxima de Eli em busca de novas experiências, o romance entre os personagens transcorre de maneira lúdica e divertida.
Embora o enredo seja desenvolvido pautado pelo otimismo, torna-se interesse ressaltar a atribuições destinadas a personagens como é o caso do Eli, e a sua frustação por não conseguir dar continuidade em seu sonho de competir profissionalmente no esporte de ciclismo BMX, conhecido popularmente como Bicicross, devido a um trágico acidente com o seu melhor amigo e competidor. Além disso, há espaço para trama tratar de assuntos como ser "mãe de primeira viagem", os conflitos familiares e a ausência da figura paterna nesses casos.
'A Caminho do Verão' é otimista, leve e cativante. Uma dose de bons sentimentos e uma história capaz de realizar em tela os clichês que estamos acostumados em histórias assim, mas que sempre é bom vermos em um novo contexto! Além disso, a narrativa ainda consegue conciliar a trama principal com pontos relevantes do cotidiano do jovem-adulto.
De tal forma, o longa teve cenas gravadas na região sudeste dos Estados Unidos no estado da Carolina de Norte, tornando o ambiente escolhido capaz de proporcionar uma fotografia única para a ambientação das cenas, o clima de veraneio apostando na tonalidade azulada e cores saturadas, simbolizando a simplicidade e euforia do descobrimento de coisas novas na adolescência!
'A Caminho do Verão' está disponível na Netflix.
Will Weber
Geek Guia