Notícias
  27/02/2019 às 15h47

G1 transmite ao vivo a apuração do carnaval de Vitória 2019


7
0
G1 transmite ao vivo a apuração do carnaval de Vitória 2019

A grande vencedora do desfile das escolas de samba do carnaval de Vitória 2019 será conhecida nesta quarta-feira (27). O G1 vai transmitir ao vivo a apuração dos votos, que começa a partir das 16h30, no Sambão do Povo, na capital.

Primeiro, são anunciadas as penalidades cometidas pelas escolas e os descontos de nota que elas geram. Depois, começa o anúncio das notas de cada quesito.

Reveja os desfiles do Grupo Especial
Veja fotos dos desfiles

Este ano, três “categorias” desfilaram:

Grupo Especial - Sete agremiações da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) desfilaram no sábado.

Grupo de Acesso A - Oito agremiações da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) desfilaram na sexta-feira.

Grupo de Acesso B - Quatro agremiações da Federação Capixaba das Escolas de Samba (Fecapes), desfilaram na quinta-feira.

Concorrem ao título de campeã do Grupo Especial as agremiações Imperatriz do Forte, Unidos da Piedade, Mocidade Unida da Glória (MUG), Pega no Samba, Independente de Boa Vista, Novo Império e Unidos de Jucutuquara.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

Pelo Grupo de Acesso A, desfilaram Andaraí, Unidos de Barreiros, Rosas de Ouro, Independente de São Torquato, Chega Mais, Tradição Serrana, Chegou o que Faltava e Império de Fátima.

Já as agremiações Mocidade Serrana, Mocidade da Praia, União Jovem de Itacibá e Independente de Eucalipto desfilaram pela Fecapes.

Quesitos

Bateria: são levados em conta a manutenção e sustentação da cadência com o samba-enredo, a "perfeita conjugação de sons" dos instrumentos, a criatividade e a versatilidade. são pedidos no mínimo 100 (cem) instrumentos com ritmistas agrupados na bateria.

Samba-enredo: são avaliadas a letra e a melodia, respeitando-se a licença poética. o samba-enredo pode ser descritivo ou interpretativo.

Harmonia: são observadas a intensidade, empolgação e o entrosamento entre o ritmo da bateria e o canto dos componentes da escola. a escola perde pontos se são cantadas partes diferentes da música no mesmo momento ou se o ritmo da bateria não é respeitado.

Evolução: são observados os movimentos dos componentes dentro das suas respectivas alas e no conjunto da escola.

Enredo: costuma ser escolhido logo no começo do ano de trabalho das escolas. é a história contada na avenida e é a partir dela que são elaborados samba-enredo, alegorias e fantasias. no desfile, é preciso que a ordem dos elementos torne a história compreensível, com começo, meio e fim, ou a escola perde pontos.

Alegorias e adereços: julga os carros alegóricos - a beleza e a relação com o enredo. as escolas devem desfilar com no mínimo 03 (três) e no máximo 04 (quatro) carros.

• Fantasias: julga-se neste quesito as fantasias completas (incluem-se os adereços de mão) apresentadas pelas escolas, bem como a qualidade de sua confecção e sua adequação ao enredo proposto.

Comissão de frente: é a abertura do desfile, o primeiro grupo de integrantes a desfilar. a coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. jurados também dão nota para a fantasia e observam se a comissão de frente atende à exigência do número de componentes (mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) pessoas aparentes).

Mestre-sala e porta-bandeira: apenas o primeiro casal da escola é avaliado. considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos, as fantasias, o bailado próprio, o respeito ao pavilhão, nunca se comunicando verbalmente, entre outros.

Regulamento
A primeira escola do Grupo de Acesso B sobe para o Grupo de Acesso A e desfila na sexta-feira no carnaval de 2020.

A última do Grupo A será rebaixada, enquanto a primeira sobe para o Grupo Especial e desfila no sábado na folia do próximo ano. A última colocada do Grupo Especial cai para o Grupo de Acesso A.

Por G1 ES 

Link da matéria original:
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/carnaval/2019/noticia/2019/02/26/g1-transmite-ao-vivo-a-apuracao-do-carnaval-de-vitoria-2019.ghtml

Tags

Compartilhe:
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

218
27

Amigos da Super